Uma classe java simples deve possuir os items a seguir:
Pacotes
Os pacotes servem para organizar todas as classes que um sistema possui, é correto afirmar que toda classe pertence a um pacote. Caso não haja um pacote declarado a classe faz parte do default package.
Classe
Neste item é onde se define atributos e comportamentos de um objeto no java. Sua declaração pode ser muito simples, algo como class Dog {}. (Os modificadores de acesso e notações merecem um post exclusivo :p ).
Variáveis
A declaração de variáveis deve conter o seu tipo e seu nome. Existem alguns tipos de variáveis, que guardam conteúdo de maneira diferente, por exemplo algumas podem guardar valores durante a instância de um objeto, outras podem guardar valores compartilhados por todas as instâncias deste objeto (static) e também há a possibilidade de variáveis com espoco apenas durante a execução de um método.
Métodos
A declaração é um pouco diferente, contém o tipo de retorno seguido pelo nome do método e parênteses. Vale ressaltar que pode ou não haver parâmetros entre os parênteses.
A assinatura do método inclui somente o nome (que é um identificador) do método e os tipos dos parâmetros recebidos.
Já o tipo é um identificador do tipo de retorno que o método possui.
Métodos podem ser static também, e falaremos disso ao abordar modificadores de acesso.
Construtores
Uma classe pode possuir n construtores, quando escrevo n quero dizer 0 ou vários mesmo. O construtor só é utilizado no momento da criação de um objeto utilizando a palavra reservada new. O retorno do operador new é sempre uma referência para o objeto que acabou de ser criado.
A principal diferença entre um construtor e um método é que o construtor deve possuir o mesmo nome da classe e não possui retorno declarado dentro dele.
Pode-se declarar interfaces nos arquivos java, a declaração é bem simples bastando lembrar das seguintes características:
- palavra reservada interface ao invés de class;
- define-se apenas a assinatura do método;
- pode-se declarar constantes;
Exemplo:
interface Cat {
final int x = 10;
void showName(String name);
}
A seguir um exemplo de uma classe java com as características citadas acima:
Vale lembrar que um arquivo pode possuir mais de uma classe, porém existem alguma regras:
- caso existe alguma interface/classe pública, o nome do arquivo deve ser o mesmo dessa interface/classe;
- pode haver apenas uma interface ou classe/pública neste arquivo;
- caso não exista interface/classe pública o nome do arquivo pode ser qualquer nome;
Fonte: https://docs.oracle.com
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